sábado, 22 de setembro de 2018

Homenagem ao professor Sérgio Luiz de Castilho Fernandes



Ontem faleceu o professor Sérgio Luiz de Castilho Fernandes, docente aposentado da UERJ e da PUC-Rio. Doutorou-se em Filosofia pela London School of Economics com uma tese sobre Kant e Popper orientada por John Watkins, discípulo direto de Karl Popper, que resultou em seu primeiro livro: Foundations of Objective Knowledge. Em fase posterior de seu pensamento, voltou-se às questões da antropologia filosófica, da filosofia da mente, da filosofia da religião e da filosofia oriental. Publicou as obras Filosofia e Consciência e Ser Humano - um ensaio em antropologia filosófica, onde apresentou e desenvolveu as bases de sua própria filosofia. 

Sérgio Fernandes foi meu professor durante o meu mestrado em Filosofia na PUC-Rio e me deu a honra de fazer parte da banca de avaliação de minha dissertação sobre a epistemologia pós-darwiniana de Karl Popper. Ele foi, junto com Dom Odilão Moura, um dos meus mestres intelectuais e exerceu profunda influência no rumo dos meus estudos desde então, além de ter me apresentado a autores que estudo até hoje, como R. C. Zaehner, David R. Loy, Swami Vivekananda, Surendranath Dasgupta, Adi Sankaracarya, entre muitos outros.

Sem dúvida, Sérgio Fernandes foi um legítimo filósofo, não meramente um acadêmico. Filósofo e homem espiritual a seu modo, buscou sincera e apaixonadamente compreender o sentido da vida e a natureza verdadeira do homem. O exemplo de sua busca inspirou e incentivou seus alunos em seus próprios trajetos filosóficos.

Agora ele recebeu sua iniciação no Grande Mistério. Que Deus o receba em Sua luz eterna e o recompense por todo o bem que fez. 

Descanse em paz, mestre.

3 comentários:

Octavio Moreira Guimarães Lopes disse...

Obrigado pela postagem sobre a morte do mestre Sérgio Fernandes. Suas aulas fascinavam muitos e incomodavam tantos outros. Encontro-me entre os primeiros. Deixa saudades. Que descanse em paz.

Unknown disse...

Sad to learn of his return to The Big Electron. His classes were amongst the very few - and I do mean few - that I fully enjoyed. His open-mindless was welcomed and its recollection is now rather conforting in itself. Thank you Professor and may your conversations with God continue beyond mere memory. See you later, however briefly.

Unknown disse...

Um dos poucos professores que me tocaram. Permanecerá sempre em meu coração. Ele pertencia a outra esfera,não essa! Não era acadêmico,era um dos poucos filósofos que conheci.