quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Nota de falecimento de Dom Odilão Moura OSB



Escrevo este post para comunicar o falecimento, nesta madrugada, de Dom Odilão Moura OSB, monge beneditino, filósofo, teólogo, escritor e tradutor das obras de São Tomás de Aquino para o português.

Em outra ocasião tive a oportunidade de escrever neste blog uma pequena homenagem a ele. Dom Odilão era profundo conhecedor da tradição aristotélico-tomista e traduziu as principais obras do Doutor Angélico para o português.

Por conta própria, ministrou um curso à noite nas dependências do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro sobre As 24 Teses Fundamentais de São Tomás de Aquino. Fui seu aluno no último ano desse curso em 1998/99.

A experiência desse curso marcou minha vida para sempre, pois foi ali que confirmei minha vocação para os estudos filosóficos. Embora já estudasse Tomás desde os 17 anos, ainda não havia tomado a decisão de dedicar a minha vida à senda filosófica.

Dom Odilão me mostrou no curso e em conversas pessoais que a filosofia era meu caminho. Devo a ele muito do que sou hoje. Devo a ele sobretudo o exemplo da busca serena e perseverante da verdade sob a luz do sagrado.

Há muito que não o via pessoalmente. Gostaria de ter tido a oportunidade de visitá-lo antes de seu nascimento para a eternidade.

Dom Odilão foi sepultado no claustro de seu mosteiro, de acordo com o costume monástico.

Que o Altíssimo o receba em sua luz inextinguível e perene.

E que interceda por mim, para que eu não me perca.

...

Biografia de Dom Odilão:


Homenagem a Dom Odilão:



3 comentários:

angela disse...

Meus irmãos e eu, estudamos no Patronato São Bento, em Duque de Caxias, meus irmãos começaram em 1958, eu em 1963, quase no final do Patronado, mas tive bastante contato com Dom Odilão, eu fiz minha Primeira Comunhão com ele na Igreja do Patronato. Meu irmão mais velho estudou Teologia com ele no Mosteiro de São Bento, no centro do Rio de Janeiro

Angela disse...

Meus irmãos e eu, estudamos no Patronato São Bento, em Duque de Caxias, meus irmãos começaram em 1958, eu em 1963, quase no final do Patronado, mas tive bastante contato com Dom Odilão, eu fiz minha Primeira Comunhão com ele na Igreja do Patronato. Meu irmão mais velho estudou Teologia com ele no Mosteiro de São Bento, no centro do Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Dom Odião! No meu caso eu era um neófito na fé, de família simples, desejoso de entender as coisas mais complexas da vida e cai em minhas mãos uma Obra Católica altamente complexa de entender sobre a Trindade!

Certa vez eu vi monge idoso sentado, rezando o terço e alguém me dissera o nome dele, algo do tipo e a imagem que eu tinha dele era totalmente diferente.

Resumindo: era um homem profundamente humilde e devoto da Virgem Maria.