segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Pensamentos sobre A História Sem Fim



Após dar um novo nome à Imperatriz-criança, salvando assim Fantasia do perigo de ser engolida pelo Nada, Bastian entra, ele mesmo, na História Sem Fim. Ele agora não é mais um leitor, mas ele vive em Fantasia. Assim, o novo nome, a nova função de Fantasia na vida dos homens é dado primeiro por uma decisão individual. É Bastian quem decide primeiro, em sua vida, o destino de Fantasia. Se ao menos um filho dos homens o fizer, então a ameaça pode ser afastada.

Uma vez feito isso, ele é admitido no mundo da História Sem Fim. Ele se encontra em Fantasia, mas mudado, segundo seu desejo de não ser mais um fracote gordo e desengonçado. Ele agora é forte e bonito. Em suma, ele é outro. Quem entra em Fantasia não permanece o mesmo. Molda-se segundo seus desejos. Aliás, Fantasia também se molda segundo seus desejos. Bastian sente então a alegria da criação livre, o desatar da imaginação.

Recebe de Graograman o AURIN (o símbolo de regência de Fantasia pertencente à Imperatriz criança) que lhe dá plenos poderes e que tem atrás a inscrição: "FAZE O QUE DESEJARES". Mas isto não significa que Bastian pode fazer arbitrariamente o que quiser. Ele deve percorrer a perigosa via de seus desejos em busca de sua Verdadeira Vontade. Então, a inscrição indica um meio para o auto-conhecimento. Para a descoberta do que somos de verdade, de qual é nosso mais verdadeiro desejo, e, por conseguinte, nosso maior valor.

Fantasia pode se tornar uma via de conhecimento de nosso eu mais profundo se, no turbilhão de nossos desejos, nos dedicamos a descoberta daquilo que realmente desejamos, aquilo que viemos buscar em Fantasia, aquilo de que é carente o mundo dos homens. E só se descobre isso desejando, até que nossa Verdadeira Vontade apareça, livre do peso esmagador da desordem dos desejos passageiros ou de valor inferior.

E essa parece ser a questão: valor. O que há em ti de mais importante, o ápice da pirâmide de teus valores? Acho que é essa a pergunta. E Fantasia, pode ser um caminho para isso. Deter-nos em Fantasia revela nossos desejos e nossos valores porque nela só buscamos o que, de algum modo, nossa alma anseia . E ao identificar em Fantasia o que ansiamos e, principalmente, o que ansiamos acima de tudo, descobrimos o nos vai na alma no seu mais profundo. É um socrático "conhece-te a ti mesmo" nos domínios de Fantasia.

...

Continua em:



2 comentários:

Anônimo disse...

"Conhece-te a ti mesmo" nos domínios de Fantasia.!!!!
Excelente artigo.
Grata!!!

Anônimo disse...

E porque nessa busca pelo seu verdadeiro desejo, Bastian em meio a tantos desejos fúteis esquece de si?